MOVIMENTO APARENTE DO SOL

 

MOVIMENTO APARENTE DE ROTAÇÃO DO SOL

Teoria Heliocêntrica: O Sol ocupa um dos focos das orbitas elípticas formadas pelos planetas do Sistema Solar. No entanto, quando olhamos para o céu, em diferentes períodos do dia, notamos que o céu está em diferentes posições, como se estivesse se movimentando de leste para oeste. Este “movimento aparente” é notado porque adotamos a Terra como referencial. É esta que está se movimentando em torno do seu próprio eixo (movimento de Rotação).

Como a Terra nos leva de Oeste para Leste no movimento de Rotação, os objetos no céu parecem se mover de leste para oeste. 

Movimento Aparente do Sol (Fonte: Geografia Opinativa)

Esse movimento aparente do Sol pode ser acompanhado com a formação das sombras. A sombra é máxima no nascer e pôr do Sol e mínima por volta do meio-dia.

  • No nascer do Sol, a sombra de forma a oeste
  • No pôr do Sol a sombra se forma a leste
  • Ao meio-dia a sombra se forma na frente

Observe a imagem abaixo

Formação das sombras do objeto devido o Movimento Aparente do Sol

MOVIMENTO APARENTE DE TRANSLAÇÃO DO SOL


No início do outono, Equinócio de Outono (21 de março),os dias e as noites têm a mesma duração, o Sol está exatamente no Equador. Porém vai, aparentemente se distanciando para o norte o hemisfério Sul vai ficando cada vez menos iluminado pelo Sol, consequentemente os dias são menores. O dia mais curto será do Solstício de Inverno (21 de junho). Então o Sol vai começar a se deslocar na direção Sol. Até o próximo Equinócio, o de Primavera (21 de setembro), o hemisfério norte vai gradativamente sendo menos iluminado, até que nos dois hemisférios, dias e noites tenham a mesma duração. Assim o hemisfério Sul vai ficando mais iluminado e os dias maiores, até que teremos o dia mais longo no Solstício de Verão (21 de dezembro).

A Terra realiza um movimento de translação em torno do Sol. Esse movimento é influenciado pelo eixo de rotação inclinado da Terra, 23°27', o que consequentemente faz com que os hemisférios norte e sul sejam iluminados de maneira diferente ao longo do ano e, consequentemente, o corram as estações do ano.  A trajetória do movimento anual do Sol ao longo da esfera celeste é chamada de eclíptica e tem a mesma inclinação em relação ao equador celeste (obliquidade da eclíptica = 23°27')


Posições do Sol na Eclíptica ( Saraiva; Filho e Muller, 2001)


 Observe nas imagens abaixo obtidas a partir do Stellarium

  • Entre o equinócio de outono e o solstício de inverno: o Sol nasce à esquerda do ponto cardeal leste ( para norte)
  • Entre o Solstício de Inverno e o Equinócio de Primavera: o Sol nasce à direita do ponto cardeal leste
  • Nos  equinócios de primavera e outono: o Sol nasce exatamente no leste
  • Do equinócio de primavera até o solstício de verão:  o Sol nasce cada vez mais para a direita do leste
  • No solstício de verão:  o Sol nascerá em seu máximo deslocamento para a direita do ponto cardeal leste (para o sul)

Movimento aparente de Translação do Sol



Bibliografias:

Movimento Aparente do Sol. Geografia Opinativa. Disponível em: https://www.geografiaopinativa.com.br/2015/08/movimento-aparente-do-so.html. Acesso em 23 de abril de 2021.

JUNIOR, Dulcio Braz. Registro do nascer do Sol em solstícios e equinócios consecutivos. Disponível em:  https://fisicanaveia.blogosfera.uol.com.br/2018/03/23/registro-do-nascer-do-sol-em-solsticios-e-equinocios-consecutivos/. Acesso em 23 de abril de 2021.

SARAIVA, Maria de Fátima O.; FILHO, Kepler de Souza Oliveira; MULLER, Alexei Machado. Movimento anual do Sol e Estações do ano. UFRGS. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf. Acesso em 23 de abril de 2021.



Comentários

  1. Mas parabéns colega bela apresentação e bem explicativo

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, parabéns Sara por mais uma publicação muito interessante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lua: Satélite Natural da Terra

Planetas e Mitologia Grega