FAKE NEWS E CONCEPÇÕES ERRÔNEAS SOBRE A ASTRONOMIA

 O Sol é uma bola de fogo

Foto:Sol
Sara Tomaz
CANON SX400IS

A luz e o calor provenientes da estrela do nosso Sistema Solar, o Sol, é o resultado do gás hidrogênio aquecido a 2 milhões de graus Celsius. A energia é consequência de fusões nucleares. A alta pressão no interior da estrela faz com que átomos de hidrogênio se originando átomos de hélio e liberando luz e calor.


Leia mais em:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/se-para-haver-combustao-e-preciso-ter-oxigenio-como-o-sol-e-uma-bola-de-fogo-se-no-espaco-nao-existe-esse-gas/

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/fusao-nuclear.htm

 

Diferentes concepções sobre a forma da Terra e sobre o campo gravitacional. “Comentário: muitas pessoas acreditam que a Terra é plana

Comprovações de que a Terra é esférica

1) Grandes navegações

Sec. XVI: Fernão de Magalhães: circum-navegação (navegando sempre na mesma direção retornou ou ponto inicial da viagem)

2) Fuso horário: o Sol não brilha ao mesmo tempo para todas as pessoas do planeta. É visível uma alternância entre o dia e a noite para diferentes localidades.

3) Explorações Espaciais: viagens do homem ao espaço, lançamento de satélites e o movimento da Estação Espacial Internacional comprovam que a Terra tem um formato esféricos e achatados nos pólos.

4) Medida do raio da Terra feita por Eratóstenes: verificou que no dia do solstício de verão um poço, em Siena, tinha o fundo iluminado pelo Sol, sem a formação de sombras nas bordas. No mesmo dia, em Alexandria, o sol iluminava um poço, porém havia formação de sombra.

5) Eclipse: A curvatura da Terra explica por que, dependendo do ponto do planeta onde estamos, um eclipse pode ou não ser visível. Durante um eclipse lunar, a sombra da Terra projetada na Lua é circular.

6) Estações do ano: Como o eixo de rotação é inclinado, os raios solares se distribuem de maneira diferente pelo planeta, gerando as estações.

 Leia mais em :

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/a-terra-plana.htm

https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/qual-formato-terra.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/10265/como-explicar-que-a-terra-e-redonda

 

 Associação da existência da força da gravidade com a presença de ar, acreditando-se que só existe gravidade onde houver ar ou alguma atmosfera;

Não há gravidade na Lua, pois ela não possui atmosfera (ar);

 Definição mecânica: a gravidade é a força de atração que surge entre dois corpos simplesmente pela presença deles em um ponto do espaço.

 Definição Moderna: A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo. Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.

 O valor da gravidade depende da massa e do tamanho de cada planeta, satélite natural, estrela ou outro corpo celeste.

 


Leia mais em :https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-gravidade.htm

 A Lua não possui movimento de rotação, uma vez que sempre mostra a mesma face para a Terra;

A Lua apresenta três movimentos principais:

 Rotação: em torno do seu próprio eixo

Revolução: ao redor da Terra

Translação: ao redor do Sol, junto com a Terra.


Leia mais em

https://www.todamateria.com.br/fases-da-lua/

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=269

http://geoconceicao.blogspot.com/2012/03/movimentos-e-fases-da-lua.html

 

O chamado “lado obscuro” ou “lado escuro” da Lua é o lado constantemente não voltado para a Terra, não sendo atingido pela luz solar;

A face da Lua é a mesma em qualquer lugar da Terra. Daqui da Terra é sempre visto o mesmo hemisfério do satélite natural, existe um lado oculto que nunca pode ser observado. Isso ocorre porque a Lua tem um movimento de rotação sincronizado, ou seja, gira em torno de si próprio (rotação) e em torno da Terra (translação) com a mesma velocidade.

Período de translação é igual ao período de rotação em torno de seu próprio eixo. Lua tem rotação sincronizada com a translação.


Leia mais em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46735877

 Associação da presença da Lua exclusivamente ao céu noturno, com a impossibilidade do seu aparecimento em plena luz do dia;

As fases da Lua Minguante e Crescente podem ser observadas durante o dia isso porque a Minguante nasce a noite e se pões no dia e a Crescente nasce de dia e se põe a noite

Quarto Crescente: nasce de dia (~12h) e se põe a noite (~0h)

Minguante: nasce a noite (~0h) e se põe no dia (~12h)

 

Foto:Lua Minguante
Sara Tomaz
CANON SX400IS

Foto: Lua Crescente
Sara Tomaz
CANON SX400IS

A estrela d’alva não é um planeta

Vênus, a estrela d'alva. O planeta Vênus não possui satélites naturais. Pode ser visível da Terra ao amanhecer ou ao anoitecer, por esse motivo é conhecido como Estrela D’alva, a estrela matutina, a estrela vespertina, a estrela do pastor, No entanto, Vênus não é uma estrela e sim um Planeta do Sistema Solar.

Leia mais em: http://www.ceuaustral.pro.br/venus.htm

Foto: Lua e Vênus
Sara Tomaz
CANON SX400IS


 


Comentários

  1. Bom trabalho. As explicações são bastante claras e suscintas. Blog muito bem estruturado. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MOVIMENTO APARENTE DO SOL

Lua: Satélite Natural da Terra

Planetas e Mitologia Grega